Concerto Musical e Dança Folclórica animam o Bairro de São Sebastião na cidade de Patos
22 de dezembro de 2015O Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima) polo de Patos se apresentou na noite dessa segunda feira (21/12) no bairro de São Sebastião. Além do concerto musical, os moradores do bairro ainda assistiram a apresentação do grupo folclórico Filhos do Sertão que com mais 18 anos de existência tem elevado o nome da cultura popular em todo estado. A praça do São Sebastião ficou tomada de crianças, jovens e adultos; famílias inteiras, das calçadas de suas residências ou dos bancos da praça. Muitas das pessoas presentes tiveram a oportunidade pela primeira vez de presenciar uma Orquestra Sinfônica.
A regência ficou a cargo do Maestro Zildomar Lucena que trouxe no repertório canções clássicas e contemporâneas, como, New World Simphony, Over The Rainbow, Ode da Alegria da 9ª Sinfonia de Beethoven.
O PRIMA é um projeto do Governo do Estado da Paraíba cujo objetivo é o ensino da cidadania por intermédio da música orquestral. Para professor Allan, coordenador do polo de Patos, a inserção do PRIMA nas comunidades tem uma importância significativa para o desenvolvimento sócio-cultural, uma vez que “oferece a oportunidade à população local sentir a força sonora de um fagote unida à pureza do violino, com isso despertar o interesse de ser parte dessa nova realidade”, disse o coordenador. Para o professor Silvonetto Oliveira, morador do bairro, eventos como esse “deve ser uma constante nas comunidades, sobretudo, nas mais vulneráveis que sofrem com um alto índice de violência urbana e, que o acesso à cultura, seja por meio da dança, do teatro ou da música se torne um importante mecanismo de inclusão social”, disse.
O evento no bairro aconteceu por meio da iniciativa de lideranças comunitárias como Carlito (nego Lito) o ativista cultural Joathan entre outros que não mediram esforços para sua realização e, contou com o apoio do PRIMA, da Fundação Ernani Satyro, 6ª Gerencia Regional de Educação, das Faculdades Integradas de Patos e da Paróquia de São Sebastião.