Funes homenageia mulheres de destaque
10 de março de 2023“Funes homenageia mulheres de destaque” por Lusângela Azevêdo.
Texto extraído do Jornal a União publicado na data de 10/03/2023.
A Fundação ErnaniSátyro inaugurou na noite da quarta-feira (8), a nova pintura do ‘Mural da Funes’ que fica localizado na Rua Tiradentes, Centro de Patos, no Sertão da Paraíba. Nesta segunda edição o paredão traz grafites com rostos de mulheres que atuam em diversas áreas, bem como aquelas que fizeram parte da história da cidade.
O mural também faz homenagem ao centenário do rádio no Brasil. O primeiro foi realizado em 2021 e fez homenagem ao centenário de Paulo Freire. A presidente da Funes Milena Brito disse que evento não poderia acontecer em data mais propícia e foi celebrado exatamente no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “Essa foi a melhor forma que achamos para homenagear essas mulheres que se destacam em vários segmentos e as que se destacaram na história de Patos,” frisou.
Os artistas Alex Souto e Roberto Nascimento usaram a extensão dos onze metros do mural para retratar as memórias de Geralda Freire Medeiros – a primeira mulher prefeita de Patos (1988-1992); Maria das Neves de Sá Figueiredo – primeira radialista de Patos; a cantora Gê Maria, e a professora Antonieta. Em vida, o mural homenageia a popular Beatriz “A Federal” e a sanfoneira Lúcia do Acordeom. “A proposta é que o mural seja renovado a cada seis meses,” explicou Roberto Nascimento.
As cores fortes e vibrantes e os traços realistas chamam a atenção dos moradores da Rua e desperta curiosidade de pessoas de outras localidades que aproveitam para conhecer um pouco da vida dessas mulheres, através de um QR Code, que pode ser facilmente escaneado e direcionado para um link específico.
“O mural trouxe mais cores e iluminação paraesse setor. A gente também pode aprender um pouco da vida de cada uma,” disse u ma moradora. O evento contou ainda com a banda de música do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) e das cantoras locais Sarah Kimberly e Isabela Fernandes. Além das apresentações culturais, tambémteve uma feirinha de artesanato com exposição e comercialização de produtos das artesãs da cidade de Patos.